O Guia da Programação Museu Dom José – 16ª Semana Nacional de Museu, está no ar. Confira!

O Guia da Programação Museu Dom José - 16ª Semana Nacional de Museu – 2018

MUSEU DIOCESANO DE SOBRAL

AV. DOM JOSÉ , 878 PROXIMO A PRAÇA DO TEATRO SÃO JOÃO – CENTRO
museudjsobral@oi.com.br
(88) 3611-3525 (88)99928366
 
  • 15/05/2018 – 08h às 11h

ABERTURA – Palestra do Professor Márcio Rocha: Possibilidades de interação entre museus e rede sociais na formação de novos públicos.

Informações sobre o mundo digital na atualidade com dados estatísticos e históricos com ênfase nas redes sociais e possibilidades de usos diversos.

Palestra realizada com auxilio de slides e explanação oral.

  • 16/05/2018 – 08h às 17h

ATIVIDADE CULTURAL – Visita guiada direcionada a “blogueiros” de Sobral e região objetivando a aproximação e conhecimento dos  “digital influence” do Museu Dom José.

Acolhimento e apresentação de cada blogueiro e sua linha de atuação (moda, eventos, publicidade, etc.) seguida de uma visita guiada com intuito de direcionar os olhares ao museu, sobretudo com a relação história e a cultura local. Partindo desta ideia podemos observar uma porcelana que era usada pelo senhor branco com uma comida feita pelo negro escravo, por exemplo.

Percepção da relação entre a arte (leia-se arte sacra) e fé observando os vários exemplos de esculturas e sincretismo religioso presentes no museu.

Visitar chamando atenção para as possíveis utilizações deste espaço nos trabalhos individuais com a intenção de formar um conceito coletivo positivo com relação aos museus.

  • 17/05/2018 – 08h às 11h

RODA DE CONVERSA – Blogueiros em ação: Colaboração de cada blogueiro na formação de novos públicos através de sua influencia nas redes sociais para que os museus sejam mais acessíveis e melhor compreendidos.

Roda de conversa em sala do museu com objetivo de traçar uma linha de ação onde cada blogueiro será convidado a pensar e expor as possibilidades de inserção do museu Dom José no seu trabalho de maneira que seja positivo para o museu e amplamente rentável para o digital influence.

  • 18/05/2018 – 08h às 17h

OFICINA – Desenho a mão livre pelo prof. Antenor Coelho e de fotografias com aparelho celular (mobile photography) realizadas nas dependências do museu em conjunto com outros equipamentos culturais de Sobral.

Dia de atividade lúdica para adultos que terão oportunidade de testar suas habilidades de desenho e fotografia tendo como modelo as peças do museu Dom José. Orientação sem compromissos rígidos de como realizar um desenho de observação à mão livre.

Procura de novos ângulos e visões do espaço do museu e peças através da câmera de seu celular.

  • 19/05/2018 – 08h às 12h

VISITA MEDIADA – Museu aberto (visita gratuita):Visita guiada e exposição das fotografias e desenhos realizados na oficina da 16 semana de museus com a presença dos autores participantes da referida oficina.

Veja aqui!

Para saber mais sobre o tema, clique aqui